Recipiente
Vale do Indo, Período Harapeano (V – II milênio a.C.).
Recipiente
O processo de fabricação da cerâmica tem suas raízes no momento em que nossos antepassados passaram a manipular o barro e enrijecê-lo com o fogo. A produção desse ornamento atravessa toda a história da humanidade e é possível encontrar esses artefatos em diversos sítios arqueológicos ao redor do planeta.
Essas peças são cerâmicas milenares da civilização do Vale do Rio Indo (ou Indus), que floresceu entre 3300 e 1900 a.C. – região do atual Paquistão. Calcula-se que esses objetos tenham pelo menos 4 mil anos.
Agora olhe com atenção para os desenhos que estão nessas peças: as linhas que as contornam e os detalhes em cada desenho. Perceba como são feitos os traços e o ritmo que as linhas provocam em cada peça. Traços finos e grossos. Linhas retas e curvas. Esses padrões geométricos te lembram alguma outra civilização e/ou cultura?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.